Em virada heróica, Foz/Adeafi volta ao G4

Um jogo emocionante. Assim pode ser descrito a partida deste sábado (19) à noite no ginásio de esportes do Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. Na partida válida pela penúltima rodada da segunda fase da Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, só a vitória interessava aos donos da casa, o Foz do Iguaçu Adeafi, contra o atual bicampeão paranaense e então líder do grupo B, Zaeli/Penalty/Umuarama.

E ela aconteceu da maneira mais dramática possível. De virada, o time iguaçuense venceu por 3 a 2, e a combinação dos outros resultados deu novamente a quarta posição aos comandados de Sérgio Lacerda. Com 10 pontos, está um atrás do Unisep/Supervip/Francisco Beltrão, terceiro colocado e dois à frente do Ciagym Maringá, o quinto colocado e ainda com chances de classificação à próxima fase. Lá na frente, São Miguel Roadstar Futsal passa a ser o líder com 20 pontos, um à frente do Zaeli/Penalty/Umuarama. Na última rodada, o Foz do Iguaçu Adeafi viajará até à cidade de Peabiru enfrentar o já eliminado Campo Mourão/Fecam, lanterna com apenas seis pontos. A partida acontece no sábado (26).

O jogo

As duas equipes iniciaram a partida estudando ao máximo umas às outras, como é de costume no início das partidas. Ambas criaram boas oportunidades no começo, como foi o caso do primeiro chute do jogador Boni, indo pra fora, pra sorte do goleiro Cris, substituto do titular Ilbério, que cumpria suspensão pelo terceiro cartão amarelo que teve na derrota por 7 a 3 para o São Miguel Roadstar Futsal.

O Foz/Adeafi respondeu rapidamente com Magrão e Léo. Porém, os dois chutaram pra fora suas chances. O Umuarama então voltou a controlar o jogo, e em uma distração da zaga iguaçuense, abriu o placar com Jorge Alex. O atleta roubou a bola no ataque, e no momento do chute, tirou o goleiro Cris do lance, fazendo 1 a 0 para os visitantes, logo aos quatro minutos de partida.

Logo em seguida, Léo tentou responder, mas mandou muito fraco por gol, e o goleiro Reginho defendeu. Não deu nem tempo da torcida suspirar o lance desperdiçado, veio mais um balde de água fria. Boni, em bela jogada de ataque, puxou para o lado, e ampliou o marcador em 2 a 0.

O desespero parecia tomar conta do banco de reservas da Adeafi. O técnico Sérgio Lacerda esbraveja à beira da quadra; Fábio Perpétuo reclamava também. Dentro das quatro linhas, o nervosismo demonstrava-se nos jogadores: cada um tentava resolver de qualquer maneira, como no chute forte de Marcelinho, em que o goleiro defendeu.

No sacrifício – Aos cinco minutos e meio do primeiro tempo, Anderson, que antes do jogo era dúvida, devido a um estiramento na panturrilha direita, fez testes e entrou no time, para tentar acalmar os companheiros. Pulga saiu para a entrada do Anjo Loiro. Só a presença do ídolo da torcida, já mudou o comportamento dos demais jogadores. O Foz/Adeafi começou a pressionar de todas as maneiras, principalmente com o jogador
Léo, mas a bola insistia em não entrar.

Os jogadores foram perdendo a paciência e as faltas acabaram sendo inevitáveis. Em uma delas, Marcelinho tomou o cartão amarelo, o segundo, o que o possibilita de jogar a última rodada da segunda fase, contra o Campo Mourão.

A dupla Anderson-Sidney começou a mostrar serviço, alternando jogadas de ataque. Na primeira delas, em uma cobrança de falta, o Anjo Loiro tocou para o camisa oito, porém este mandou pra fora. Depois, em uma sobra de bola pelo alto, Anderson tentou pegar de primeira do lado esquerdo, mas Reginho agarrou. O gol era questão de tempo. Mas antes dele acontecer, ocorreram milagres. Como na espalmada do goleiro, no chute de Sidney. Novamente, Sidney, em um contra-ataque veloz, mandou a bola na trave direita de Reginho. A torcida começava a ficar impaciente. Aos nove minutos, a chance de gol mais incrível, fora desperdiçada. Em jogada da esquerda, a bola foi lançada para Café, mas o catarinense se atrapalhou com a bola, e na sequência mandou por cima do gol.

Alívio

O Umuarama voltou a controlar as ações do jogo, e o goleiro Cris foi obrigado a operar verdadeiros milagres. Foi então que saiu o tão esperado gol do Foz/Adeafi. Em uma cobrança rápida de escanteio, Marcelinho recebe e estufa as redes, diminuindo o placar em 2 a 1 para os visitantes, e a torcida acreditava no empate ainda no primeiro tempo.

O clima do jogo esquentava cada vez mais. Tanto que o pacato Sidney tomou cartão amarelo por reclamação. Ele estava na reserva e reclamou de um lance duvidoso. Léo acabou machucando o lábio, e sangrando um pouco, deu um tempo no banco de reservas. Veio então a consagração do primeiro tempo. Em um lateral da direita, no ataque do Foz, restando poucos segundos para o término do primeiro tempo, Anderson cobrou o lateral. Caso a bola entrasse direto, não valeria o gol, mas no meio do caminho havia a perna de um jogador do Umuarama para desviar o caminho da bola. Gol de empate heróico e festa no intervalo. A reclamação dos umuaramenses com a arbitragem, é que o tempo já havia terminado o que demorou um pouco até a confirmação do tento. Mas ele ocorreu e o Foz viria para a segunda etapa, disposto a conseguir a vitória.

O intervalo certamente fez bem aos donos da casa. Ouvindo atentamente as orientações do técnico Sérgio Lacerda, os atletas voltaram mais dispostos para o segundo tempo, obedecendo as táticas do professor. Logo aos três minutos da segunda etapa, o resultado que a torcida tanto queria, aconteceu. Em mais um contra-ataque, Marcelinho chutou, o goleiro defendeu, e no rebote Sidney estava no lugar certo e na hora certa para mandar a bola pro fundo das redes, virando o placar para 3 a 2 e permanecendo assim até o final.

Dali em diante, foi pressão de todos os lados. A Adeafi teve inúmeras chances de ampliar o marcador. Em uma delas, Marcelinho roubou do goleiro, mas mandou pra fora. O Umuarama pressionava de todos os jeitos, porém, o Foz defendia-se como podia. Alívio mesmo, apenas quando o juiz deu o apito final e a vitória estava garantida.

“Foi uma vitória importante, que nos recoloca na briga por uma vaga aos playoffs. Tivemos alguns erros, principalmente no começo do jogo, que deverão ser corrigidos ao longo da semana, mas no geral os atletas estão de parabéns pelo esforço e dedicação que mostraram dentro de quadra”, afirmou ao final da partida, um emocionado Sérgio Lacerda.

3 comentários:

  1. guerreiros, marcelinho, leo e anderson exemplo de raça...sidney é otro...saci de duas perna... cris nao comprometeu, e magrão nao estava bem mas uma coisa ninguem pode fala..raça pra ele e isso não faltou, magrão levanta a cabeça e bola pra frente porque bom de bola voce é. agora o café, displicente em alguns lances, desacordado como sempre, dificil aguenta.

    ResponderExcluir
  2. Esse é verdadeiro Foz Futsal -Adeafi, guerreiro, vibrante e responsavel... reclamamos quando o time não joga bem, mas tb sabemos reverencia um time de guerreiros como foi no jogo de sabado... torcedor é f........ogo.
    edite

    ResponderExcluir
  3. Virada Heróica mesmo, se o foz se classificar para os playoffs, poderia rolar
    mais uma promoçãozinha daquelas de ingresso
    e de quem sabe, uma camisa oficial novamente.

    VALEU
    FOOORÇA FOZ!!

    ResponderExcluir